A HORA DO DIABO

Filmes de terror e programas de TV sobre fenômenos paranormais sempre falam sobre a “hora do diabo” ou “hora das Bruxas”, que, dependendo da fonte, pode variar entre o período das três às quatro horas da manhã ou entre a meia-noite e as três da manhã. A opinião unânime é que bruxas , demônios e fantasmas são vistos com mais frequência e são muito mais poderosos na madrugada. A magia negra é considerada mais eficaz neste momento devido ao véu entre os mundos ser mais tênue.

A frase “hora das bruxas” começou pelo menos já em 1775, no poema “Night, an Ode”. pelo Rev. Matthew West. Embora suas origens possam remontar a 1535, onde a Igreja Católica proibiu atividades durante o período de 3 a 4 da manhã devido aos temores emergentes sobre bruxaria na Europa.

Não existe um consenso exclusivo de qual hora da madrugada é exatamente a hora do diabo, podendo ser qualquer hora entre a meia-noite e quatro da manhã. Contudo, o mais aceito é que se trate das três da manhã. Existem explicações simbólicas do porque esta hora em especial está associada com satanás.

Os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas nos dizem que Jesus morreu durante a “nona hora”. No cálculo moderno, seria às 3 da tarde, então o horário das 3 da manhã seria uma inversão zombeteira do horário em que Jesus morreu.

As Escrituras também se referem à noite e à escuridão como um período de pecado. Este conceito é perfeitamente resumido no Evangelho de João: “Ora, este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, pois as suas obras eram más. Porquanto todo aquele que faz o mal odeia a luz e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas” (João 3: 19 a 21).

Além disso, Jesus foi traído por Judas durante a noite e Pedro negou Jesus antes do “galo cantar”. Acredita-se também que o “julgamento” de Jesus no Sinédrio ocorreu durante a “hora do diabo”.

Há ainda que se considerar o aspecto biológico da noite, já que  o ponto da sonolência noturna mais profunda no ciclo de sono-vigília de um adulto normal , bem na hora que passa pelo sono REM, ocorre às três da manhã, onde a frequência cardíaca é mais lenta, a temperatura corporal reduzida, o padrão respiratório e a pressão arterial irregulares, despertar ou ser despertado à essa hora pode desestabilizar nossos ritmos circadianos e nos fazer sentir depressivos ou ansiosos.

Além disso, durante o sono REM, que geralmente ocorre na hora das bruxas, podem ocorrer perturbações do sono desagradáveis ​​e assustadoras , como parassonias , que incluem pesadelos , distúrbio de comportamento do sono de movimento rápido dos olhos , terror noturno , sonambulismo , sonambulismo homicida e paralisia do sono.

Além disso, durante a noite e bem tarde na hora das bruxas, os sintomas de doenças e condições como doenças pulmonares , asma , gripe e resfriado comum parecem se agravar porque há menos cortisol no sangue tarde da noite e especialmente durante o sono. Como tal, o sistema imunológico se torna muito ativo e os glóbulos brancos lutam contra infecções no corpo durante o sono, e isso pioraria os sintomas de febre , congestão nasal , tosse, calafrios e suor.

Mas realmente é fato que a grande maioria das ocorrências sobrenaturais ocorrem na madrugada, se é sobrenatural ou não, vou deixar para reflexão de vocês. As histórias crescem, algumas bruxas e demônios continuam no imaginário popular e centenas de anos depois, estamos segurando nossos telefones, transformados em lanternas, aterrorizados a caminho do banheiro à noite.

Referências:

https://osr.org/pt-br/blog/osr-br/hora-do-diabo/

https://pt.aleteia.org/2017/10/23/sabe-por-que-3-da-manha-e-a-hora-do-diabo/

https://www.tuftandneedle.com/resources/what-is-the-witching-hour/

https://en.wikipedia.org/wiki/Witching_hour

https://toistudent.timesofindia.indiatimes.com/news/leadership/why-is-3-am-called-the-devil-s-hour/24201.html